Machamp
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Tipo:
Abilities: - Guts: O Atk aumenta em 50% quando receber algum status negativo (Burn, Paralysis, Poison e Sleep). - No Guard: Todos os golpes usados por este Pokémon e neste Pokémon nunca errarão.
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Stats Base
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Min- | Min | Max | Max+ |
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HP |
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321
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384
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Atk |
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266
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296
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359
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394
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Def |
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176
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196
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259
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284
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Sp.Atk |
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149
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166
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229
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251
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Sp.Def |
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185
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206
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269
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295
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Spd |
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131
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146
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209
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229
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Overview: Machamp vem impressionando muito em D/P. Mesmo que Heracross e Lucario tenham sua mesma função e uma Speed até melhor, Machamp ainda conta com sua Ability No Guard, que permite usar DynamicPunch STABeado a vontade, seus golpes de STAB somados ao seu enorme Atk prometem causar um grande estrago em qualquer adversário.
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Moveset:
- Cross Chop / DynamicPunch - Stone Edge / Ice Punch / Thunder Punch - Rest - Sleep Talk
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Ability: Guts / No Guard Nature: Adamant Item: Leftovers |
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Efforts: 252 HP // 252 Atk // 4 Spd |
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Machamp pode ser um ótimo Rest Talker, aproveitando seu grande poder destrutivo, até dormindo (e com HP Full com Rest), e ativando um posível Guts para que seu Atk que fique maior ainda. Cross Chop deve ser usado se você optar pela Ability Guts, mas se preferir forçar trocas com o confusion de DynamicPunch opte por No Guard. Stone Edge pega Gyarados e Salamence e ajuda a combater os Pokémons Flying, enquanto Ice Punch é sua única arma contra Gliscor, Torterra e também faz um bom trabalho contra Dragon e Flying, Thunder Punch pega Bulky Waters como Milotic. Por fim, o motivo pelo qual o moveset existe, Rest recupera seu HP e te deixa dormindo, enquanto você continua atacando com Sleep Talk, o que é ótimo e torna o Machamp um excelente Sleep Receiver para o seu time. |
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Moveset:
- Close Combat - ThunderPunch - Ice Punch - Payback
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Ability: Guts Nature: Adamant Item: Choice Band |
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Efforts: 128 HP // 252 Atk // 128 Spd |
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O poder destrutivo do Machamp só podia ser maior com a pequena ajuda de Choice Band. Um Close Combat STABeado é 2-hits KO em Metagross. Thunderpunch pega Gyarados e Skarmory, Ice Punch para Pokémons Dragon e Ground. Payback é uma opção contra Ghosts que insistem em aparecer para barrar seus golpes Fight. 128 EVs em Speed fazem com que você passa Skarmory que use 4 EVs em Speed. A Ability que tem efeito aqui é Guts pois nenhum de seus golpes precisa de Accuracy para acertar, e com Guts o Machamp também pode ser um bom status receiver para entrar na frente de um Will-o-Wisp de Weezing. |
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Moveset:
- Close Combat - ThunderPunch - Ice Punch - Stone Edge
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Ability: No Guard Nature: Jolly Item: Choice Scarf |
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Efforts: 12 HP // 252 Atk // 244 Spd |
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No moveset Choice Scarfer Machamp atinge os invejáveis 340 stats em Speed, fazendo com que ele passe Adamant Dugtrio e No-scarf Garchomp. De resto é Sweepar com os golpes citados anteriormente. |
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Moveset:
- Bulk Up - DynamicPunch - Stone Edge / Ice Punch - Payback / ThunderPunch
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Ability: No Guard Nature: Adamant Item: Leftovers |
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Efforts: 128 HP // 252 Atk // 128 Spd
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A estratégia é usar Bulk Up alguma(s) rodada(s) e então começar a Sweepar. Vale dizer que DynamicPunch não erra graças ao No Guard, tendo ainda 50% de chance de causar confusion. |
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Moveset:
- Substitute - Dynamicpunch - Stone Edge - Payback / Bullet Punch / Ice Punch
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Ability: No Guard Nature: Adamant Item: Lum Berry |
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Efforts: 252 HP // 160 Atk // 96 Spd |
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Esse moveset é usado como Lead, já que também é capaz de derrotar grande parte deles. Se um Gengar aparecer na sua frente e usar Hypnosis, Lum Berry te faz acordar e ter permite Countear com Payback, garantindo um One-hit KO (se não tiver Focus Sash). Substitute deve ser seu primeiro movimento em situações em que você não vá receber dano. Dynamic Punch é seu golpe de STAB aqui e também pode causar confusão. Stone Edge é One-hit KO em Gyarados e Salamence, enquanto que Payback da One-hit KO em Azelf e Gengar. Ice Punch permite que você dê One-hit KO em Gliscor e Bullet Punch derruba Aerodactyl. |
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Outras opções: - Fire Punch: Sua melhor opção contra Heracross e Bronzong. - Facade + Guts: Pode ser usado para fazer um status receiver, boa opção contra Weezing. - Bullet Punch: É opção nos dois primeiros movesets.
Predadores: Weezing e Dusknoir não precisam ter medo de Fight moves e têm Will-o-Wisp para atrapalhar o Machamp, mas temem que o mesmo tenha a Ability Guts. Gyarados e Salamence têm Intimidate e podem ser um problema na ausência de Stone Edge. Slowbro pode trocar tranquilamente já que também não precisa ter medo de ficar confuso por ter a Ability Own Tempo, Celebi e Cresselia podem entrar na frente de um golpe Fight e dar um One-hit KO com Psychic.
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Geral
Graças ao seu tremendo ataque junto com uma habilidade interessante pra seu moveset, Machamp é um pokémon eficaz, um atacante físico poderoso. A habilidade “No Guard” dá uma precisão de 100% para qualquer golpe, mas fica bastante interessante pelo ataque STAB Dynamicpunch, o que é quase letal. Isso dá ao Machamp 100 de Base de poder em um golpe STAB que ainda pode causar confusão e não tem inconvenientes (tirando o fato de fantasmas serem imunes a ele). Apesar do “No Guard” ser uma habilidade fantástica, “Guts” não é uma má opção, apesar do fato de que Roobushin (ainda não tem nome em inglês) é geralmente a melhor opção para ser um usuário de “Guts”. Machamp também tem uma boa movepool física que lhe permite bater vários pokémon mais comuns e mais duros de derrubar. Mesmo uma combinação Dynamicpunch + Payback simples pode ser bastante ofensiva, causando dano enorme ao Pokemon do adversário, então trocar um pokémon na frente do Machamp é uma tarefa bastante difícil.
Apesar de tudo, existem algumas desvantagens ao usar o Machamp. Sua velocidade é bem pobre , fazendo com que Machamp geralmente seja o último a atacar, podendo levar grandes danos. Além disso, quase todo Machamp usado em batalhas possui a habilidade “No Guard”, uma habilidade boa, mas deixa Machamp vulnerável à queimadura (BURN), que, literalmente, pode enfraquecê-lo até o ponto de ele ficar praticamente inútil, visto que diminui o ataque e ainda perde pontos de vida a cada rodada. Apesar disso, Machamp é uma ameaça astronomicamente poderosa, logo não deve ser subestimado.
Movesets (Opções de ataques do Machamp)
Nome: Anti-Líder
Golpe 1: Dynamicpunch
Golpe 2: Payback
Golpe 3: Bullet Punch
Golpe 4: Ice Punch ou Stone Edge
Item: Lum Berry
Habilidade: No Guard
Nature: Adamant
evs: 240 HP / 248 Atk / 16 SpD / 4 Spe